Visita ao leão Rawel em Curitiba

Ontem, sai cedo de São Paulo e fui para Curitiba encontrar o Sr. Osvaldo Garcia Jr., fiel depositário do leão Rawel que foi roubado no dia 1º de maio, na cidade de Monte Azul Paulista. Nos encontramos no aeroporto e fomos direto para o Zoológico da cidade. Chegando lá pedimos para conversar com o responsável pelo zoo e fomos recepcionados pela Cristina Margarido, biológa e administradora do local. Osvaldo estava muito ansioso para ver o leão que havia sido subtraído de seu criadouro conservacionista há mais de 20 dias. Não sabia em que condições iria encontrar o animal, e nem se o mesmo estava sendo bem tratado.

Qual não foi a nossa surpresa em conhecer um zoológico tão diferente da maioria dos zoológicos que encontramos no Brasil. O ambiente para os animais é muito espaçoso, limpo, organizado e os funcionários extremamente atenciosos e preocupados com o bem estar dos animais. Conhecem a história de cada animal, com detalhes de como chegaram no zoo.
Cristina e Marcelo nos acompanharam até o local que Rawel estava. Osvaldo se emocionou ao ver o seu companheiro, e foi as lágrimas quando chamou Rawel de Fió e o mesmo começou a vocalizar em resposta. Visitantes que estavam próximos se emocionaram também.

Ver com os próprios olhos como estava Rawel, aliviou o coração de Osvaldo, que hoje iria até o IBAMA para verificar como anda o processo de retorno do Rawel para terras paulistas.

Nossa visita ao Zoo de Curitiba foi muito positiva e alegre, fizemos novos amigos como o tratador José Tamandaré, que alimenta e trata do humor dos animais há mais de 32 anos. Eles trocaram algumas  informações básicas da dieta de Rawel: 9 corações de boi na 2ª feira, 5 frangos caipira na 3ª feira, 5kg de cupim na 4ª feira, 6 kg de maminha na 5ª feira… e assim terminamos a nossa visita, com a certeza que Rawel e os outros 1954 animais que estão abrigados no Zoo de Curitiba estão nas mãos de uma equipe competente, responsável e carinhosa.


Leão Rawel de olho nas leoas ao lado

Marcelo, Osvaldo e Cristina

Novos Amigos, Marcelo e Cristina

Rawel se coçando

Eu e Cristina

O leão Simba

Osvaldo, eu e o tratador dos animais que está no zoo há mais de 32 anos, José Tamandaré

Comentários

  1. que bom saber que eles esta bem!!!! E se for para o bem estar dele (LEÃO) acho que o Senhor Oswaldo deve permitir que o leão permaneça nesse ambiente... e quem roubou o Leão seja devidamente punido... por amor abrimos mão de egoísmos mesquinhos... pensem no bem estar do animal... só isso importa!!!!
    Abraços...Regina Bairrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, realmente temos que pensar no bem dos animais. O ladrão do leão levou uma multa de R$ 1,000.000,00 e depois conseguiu reverter esse valor para nada. A justiça muitas vezes é injusta. Irei continuar acompanhando o caso para ajudar o sr. Osvaldo no cuidado dos outros 250 animais que ele é responsável. Ele sustenta sozinho os animais. Precisa de ajuda nesta batalha social. Abraços

      Excluir
  2. Concordo plenamente com o depoimento acima, por amor devemos abrir mão de egoísmos mesquinhos e somente pensar no bem estar do animal que está muito bem tratado e que vai conviver com outros da sua espécie e quem sabe até ter a chance de se reproduzir, enfim seguir o seu ciclo natural....nada impede de ir visitá-lo esporadicamente, isso sim é amor... um abraço Jaqueline Marques

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o Rawel teve todas as raízes das unhas extirpadas em uma cirurgia para não ferir as pessoas. Isto aconteceu no início da vida dele, quando foi utilizado no circo para entretenimento. A união de Rawel com as leoas será complicada, pois sem as unhas ele se torna indefeso e poderá ser atacado por elas. Existem tantas coisas que as pessoas não falam nestes casos. Foi muito emocionante vê-lo vocalizar para as leoas, seu extinto animal falando…e não podendo estar com elas para interagir. O ser humano algumas vezes faz coisas tão deprimentes. Obrigada pela opinião de vcs. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RINOCERONTE BRANCO...o último morreu!!!

Viagem a China…Conhecendo o Panda!!!