Viagem a China…Conhecendo o Panda!!!



Realmente não gosto de zoológicos, não gosto da energia que emana deles…me faz mal.
Neste ano conheci alguns zoológicos que estão se transformando em locais mais dignos para os animais, os chamados Bio Parques, onde os animais são mais respeitados com recintos maiores e elementos de entretenimento, enfim, continuam sendo Jardim Zoológicos mas tentam adaptar os locais com características dos habitats dos animais. Aqui no Brasil temos o Jardim Zoológico Municipal de Curitiba, como um bom exemplo destes locais.
Na semana passada viajei para Beijing, na China a trabalho e aproveitei o sábado livre para fazer uma visita (a contra-gosto) ao Zoo de Beijing e conhecer o Panda.
A localização do zoo é no meio urbano da capital, cercado por prédio e arranha-ceús. Mas a sua arquitetura é belíssima. Era o jardim zoológico dos imperadores chineses e em 1906 foi aberto ao público.
Logo que cheguei comprei o ticket de entrada que custa em média o equivalente a R$ 10,00 e fui direto ao "Panda House". O recinto que abriga 2 pandas. Assim, que abriu o zoo entrei era 9h da manhã e os animais estavam se alimentando e os encarregados limpando os recintos.
A primeira vista que tive do Panda foi pelo vidro que o separava de vários visitantes. Ele estava incomodado, pois ainda não havia comido, andava de um lado para o outro. Inquieto.
Fiquei triste com a imagem e filmei o movimento, que você podem ver abaixo.
Comprei alguns souvenirs e continuei andando pelo "Panda House", encontrei outro panda mais alegre e gorducho. Estava feliz comendo seu bambo. O ambiente era maior, mas mesmo assim constatei que não havia nenhum bambuzal para eles subirem e se divertirem.
Fiquei ali parada por vários minutos refletindo sobre a vida destes animais tão ameaçados. E fazendo uma analogia com a nossa vida. Um animal que não necessita de muito para viver, mas mesmo assim, não consegue sobreviver nesta civilização que não para de "evoluir" ou "regredir" em sua cultura. Que não consegue respeitar os outros e nem a si mesmo.
O primeiro panda foi caçado em 1862. Um padre contratou um caçador e enviou a pele para o Rei da França. Como presente, um requintado casaco em preto e branco. Desde lá o panda foi largamente caçado, além, disso seu habitat vem sendo tomado pela civilização humana e a cada dia sua população diminui.



Continuei andando e constatei que vários recintos davam dignidade aos animais, como o recinto dos macacos,  outros nem tanto, como o recinto do elefantes e do urso polar. Em todos os locais havia música clássica para os animais, um elemento que acalma os animais e diminui o stress.
Me senti como a música do nosso poeta Raul Seixas, "Ouro de Tolo" gravado em 1977, que diz:

"... eu devia estar feliz pelo Senhor,
ter me concedido o domingo,
pra ir com a família,
no Jardim Zoológico
dar pipoca aos macacos

É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandissíssimo idiota
Saber  que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal

Eu é que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar..."







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RINOCERONTE BRANCO...o último morreu!!!

Visita ao leão Rawel em Curitiba