FIFE 2015 - Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica
Essa semana, entre os dias 24 e 27 estava em Gramado no Fórum
Interamericano de Filantropia Estratégica. Um evento muito bacana e
extremamente organizado pelo Instituto Filantropia. O encontro foi no Hotel
Serra Azul no centro da cidade serrana.![]() |
| Michele que trabalha no Bairro da Juventude - Criciúma |
1º DIA: as 19h da 3ª feira, iniciou o fórum com uma palestra motivacional com o humorista Murilo Gun sobre a nossa atualidade, onde a maioria dos problemas tem a sua solução
e a abundância de técnicas e novos projetos pelo mundo. Na verdade, a palestra era para abrir as "caixas" em que nos colocamos no decorrer da vida.
Teve um show muito inspirador de artistas da região. Simples e encantador, indicando que as coisas mais belas da vida são as mais singelas. Mais tarde, passamos para o salão onde foi servido um coquetel com espumante gaúcho e muita conversa boa.
2º DIA: as palestras começavam rigorosamente no horário estipulado, 8h da manhã. Não se desperdiçava nenhum minuto para conversas desnecessárias ou longos cafés de intervalo.
A minha primeira palestra foi com a Rebeca Toyama sobre o Eneagrama aplicado a gestão de pessoas. Buscando colocar a pessoa certa no posto certo de cada instituição, otimizando assim as atividades desempenhadas. Depois foi assistir sobre "Planejamento Estratégico" com o Michel Feller, elucidante!!! Na parte da manhã terminei com Valdir Cimino sobre " Relações Públicas e Relacionamento com a Imprensa", debatendo sobre a importância de comunicar o que fazemos.
Na parte da tarde, a bateria de palestras continuou com " Organização de Eventos para Captação de Recursos", "Gestão nas Nuvens", "Softwares de Gestão de Ongs"....e palestra magna internacional sobre o novo sistema Ongood para a internet do terceiro setor.
UFA!!!!!!!
3º DIA: Como de costume a programação seguiu a risca o horário definido, e pontualmente as 8h da manhã. A quantidade de palestras interessantes dificultava a escolha do tema: " Redes sociais como ferramenta de fortalecimento", "Criatividade e relacionamento com os doadores", entre tantas outras.
Neste fórum havia quase 400 pessoas de diversas partes do Brasil e da América Latina.
![]() |
| Maria Goret Chagas |
No intervalo das palestras deu pra aproveitar e curtir alguns momentos com minhas queridas amigas dos "rincões gaúchos"...Cecília e Susane.
Algumas xícaras de café para aquecer a alma e continuar ligada na troca de informações na busca do bem fazer no Brasil.
No palestra de abertura o Márcio Zeppelini falou uma coisa muito bacana: "não basta fazer o bem, precisamos fazer bem-feito". E foi isso que fui fazer lá, aprender a fazer bem feito para levar ao segmento de animais vulneráveis no Brasil.
O último dia foi um pouco corrido, com duas palestras. A mais legal foi da Maria Goret Chagas, a pintora que usa os pés na arte da própria superação e inovação.
![]() |
| Na busca de um novo olhar do futuro |




Comentários
Postar um comentário